Lanço hoje esta nova tag na categoria – também nova – de moda: O que vestir! Nela, pegarei um tema e colocarei dicas do que você pode vestir – dependendo da ocasião, de seu corpo e estilo.

Não sou profissional, é o que esclareço desde já. Portanto, fiquem à vontade para escolher se as roupas que eu indicar são certas ou não para você. Afinal, basearei as ideias no gosto pessoal. Porém, para vocês não se assustarem tanto com essa minha iniciativa, cursei à distância o curso Jornalismo de Moda – que, na verdade, não ensina consultoria, mas sim a escrever sobre moda -, e iniciarei outro curso sobre estilo e imagem pessoal em breve.

Enfim, vamos lá…

A leitora (e amiga) Priscila Silva pediu dicas de como ir a um casamento nesta época de frio. Bom, depende se é de dia ou noite, se você é ou não madrinha, e claro: do seu estilo e corpo. Ela informou que o casamento é no início da noite e que ela não é madrinha. Além disso, a Priscila tem pele morena e seu formato do corpo é de retangular para ampulheta. Ou seja, quase tudo dá certo!

Para me auxiliar, o site Looklet (em inglês). As peças expostas no site, para a montagem da vestimenta, geralmente são de grife e dificilmente encontradas no Brasil. Porém, podem muito bem servir de exemplo e modelo para que a gente ache peças parecidas por aí.

Saia e bolero
Este é mais para quando não está tão frio, porque o bolero de manga comprida e a meia-calça não esquentam muito, mas protegem um pouco da friagem e ainda dão um toque mais sofisticado no visual. Como optei pelo corpete, que fica lindo com saia social, o bolero de mangas compridas complementa.

Este bolero de pontas compridas pode ser usado de várias formas. Nas imagens acima, mostra como ele fica legal solto ou amarrado na cintura. Para dar ainda mais toque de sofisticação, uma carteira social pode ser usada. O sapato alto, fechado, de cor mais viva – que sirva de sobretom com a saia -, é uma boa pedida.

Vestido tubinho e blazer
Este é um visual facilmente conseguido. Um vestido no estilo “tubinho”, sem mais detalhes, fica charmoso ao ser usado com o blazer que, no exemplo da imagem, é super feminino: com babados e amarril abaixo do busto.

Mais uma vez a meia-calça auxiliou para a nossa convidada de casamento não passar muito frio. O sapato combinou com o vestido, mas tem detalhes em pink – cor da bolsa, que deu um “up” nas combinações. Repare que o colar comprido, social, deu um toque especial já que o vestido não tem detalhes.


Calça social e casacão
Este visual é para quando está mais frio ou para quem prefere usar calça no evento. A calça é de um tom de marrom bem neutro que dá certo com a blusa dourada – que vira um detalhe no tronco do corpo – e com o preto, cor da blusa principal e do casaco. A blusa dourada por baixo da preta, que tem um decote bem aberto, quebra a seriedade do look e fica lindo quando é usado desta forma discreta.

O sapato é um marrom que puxa para o amarelo, ou seja, parece uma mistura da blusa dourada com a calça marrom clara. O casacão, que na verdade é chamado de “trench coat” – que vai até as coxas -, tem um tecido aveludado que combina com social. Portanto, é chique e super quentinho. Aqui um bracelete acrescenta charme, caso o casaco seja tirado na festa, você está com o acessório. A bolsa social de ombro pode ser usada tranquilamente.

Vestido e casaco; saia e blusa social

Mais uma vez o vestido aparece aqui, mas desta vez, com um trench coat. Como coloquei o vestido preto e a meia-calça preta, escolhi o casaco colorido para não parece que a moça está indo a um funeral. Mais uma vez o sapato preto com detalhe rosa apareceu. A meia-calça, aliás, é decorada: super legal para usar neste tipo de visual, e quando os desenhos são florais combinam com casamento, já que remete a romantismo. A bolsa tem um laço e alguns detalhes de tachinhas, mas não deixa de ser social.

Com uma saia, mais uma vez do estilo tubinho, aqui é usada por cima da blusa social cheia de detalhes e do gênero “morcego” – que não tem costura embaixo do braço e, obviamente, lembra um morcego. Como esta especificamente tem transparência, coloquei um corpete preto por baixo dela. A meia-calça mais uma vez presente, em um tom escuro, e uma bolsa pequena de mão. Sapatinho preto que lembra o estilo “boneca”. Os brincos compridos, com o cabelo preso, ficou ainda mais social.

Calça pantalona

Mais uma vez para quem não está afim de encarar o frio ou quem gosta de calça. A calça pantalona social também é uma boa opção para casamentos. É chique e séria. Para cair bem nela, uma blusa mais comprida com estampa colorida, mas ao mesmo tempo escura. Para definir a cintura neste visual, que fica largo devido a pantalona, uma cinto largo na cintura, da cor da calça. Na primeira imagem, para os braços, o que esquenta é a echarpe de veludo. Na segunda, um trench coat também acinturado que combina com os sapatos. A bolsa roxa é para quebrar o preto-e-azul, e também porque há roxo na estampa da blusa.

Enfim… Há várias opções e essas são algumas dicas. O ideal, para um casamento, é não fugir muito da seriedade, nem do romantismo. Se há muito preto, por exemplo, utilize algo colorido para dar um detalhe. O romantismo dos looks podem ser notados através dos tecidos – muitos deles, veludo -, e dos casacos e echarpe.

Questão de etiqueta
Mostrar muito seu corpo através do decote nos seios e saias curtas é vulgar para casamento. Vestido branco, então, nem pensar! A noiva é quem vai estar de vestido branco. Muita purpurina e lantejoulas no visual parece que você está indo na balada. Lembre-se que você tem que estar bonita, sim, mas de forma séria e bem social.

Vou procurar fazer este tipo de post toda semana. Se você quer também dicas, como as deste post, entre em contato ou comente neste post!

email
Viviam Santos
Viviam Santos
Vivi tem 27 anos, é jornalista, autora do blog e escreve de tudo um pouco.

Saiba mais...

  • Pingback: Viviam Alcalde

  • Pingback: Viviam

  • http://twitter.com/silvacpriscila Priscila Silva

    Vi,
    Ótima matéria! Gostei do segundo e do quarto look.
    Pensei justamente em usar um vestido preto estilo “tubinho”, meia-calça preta (fio 40) e um scarpin preto de cetim – que traz um laço na frente e remete o romantismo. E, para não passar muito frio, jogar uma estola que, leva os tons preto, marrom e levemente prata.
    O que acha?
    Obrigada pelas dicas.
    Beijos

  • http://mulherando.com.br Vivi Alcalde

    @Priscila Silva

    Que bom que gostou, Pri!

    Acho que fica legal sim! Essa estola vai ser quentinha? Afinal, vai estar bem frio. Se você não passar frio, não vejo problema! Aliás, acho que fica bem elegante! ;)

    Quero ver fotos depois!

    Beijos.

  • http://mulherando.com.br Vivi Alcalde

    Que bom que gostou, Pri!

    Acho que fica legal sim! Essa estola vai ser quentinha? Afinal, vai estar bem frio. Se você não passar frio, não vejo problema! Aliás, acho que fica bem elegante! ;)

    Quero ver fotos depois!

    Beijos.

  • Pingback: Viviam Alcalde

  • Carol

    Oi! Tenho um casamento dia 25/06 e nao sei o qeu vestir pois está fazendo muito frio xD , eu poderia uasr um balonê de tafetá verde com meia calça preta, escarpan preto e um bolero? ou devo abusar de uma calça jeans bem estilosa com uma blusa comprida legal e meu escarpan? Espero anciosamente sua resposta…bjs e desde já agradeço a colaboração :*

  • http://mulherando.com.br Vivi Alcalde

    Olá Carol! Primeiramente, bem vinda ao Mulherando!

    Como seria este bolero? Fica bem com o vestido de tafetá?

    Creio que o vestido, meia calça preta e scarpin preto ficam bem legais sim ao serem combinados. Porém, pode não te proteger do “muito frio”, que vc contou.

    Não sei se calça jeans seria apropriado, depende também do estilo do casamento. Se terá festa depois, geralmente é mais chique. Acho que seria melhor – em minha opinião – uma calça social que combine com esta blusa que vc citou. Depois, para fechar, o scarpin e acessórios.

    É como eu sempre penso: você nunca vai estar inadequada em um evento assim estando chique! Se ficar em dúvida e usar peças do dia a dia, pode ser que se sinta mal se a festa for chique depois.

    Espero que eu tenha ajudado! =*

  • Olivete

    Olá vivi,
    Bom dia!!
    Tenho um casamento neste sábado dia 17 e gostaria de usar na recepção um vestido tubinho preto com um blazer branco com babados e detalhes preto no acabamento do babado, com meias pretas florais e sapato preto.
    Gostaria de saber se estaria adequada a ocasião??
    Beijo
    Oli :*

  • http://mulherando.com.br Vivi Alcalde

    Olá! Não sei como é este seu bolerinho, mas imaginando o look geral, creio que fique bom sim! Você só tem bolero branco? Talvez uma outra cor ficaria melhor. Porém, como eu não sei como ele é, você pode vestir todas as roupas para ver como fica e também pedir a opinião de alguém – de preferência, mulher. rs

    É tudo teste!

    Espero que fique legal. Conte-me depois, se puder.

    Beijo!

  • Pingback: Viviam Alcalde

  • Josi

    Olá, fui convidada para um casamento…Seria legal usar vestido preto, com uma meia-calça e sapato preto? Obrigada!

  • http://mulherando.com.br Vivi Alcalde

    Olá Josi! Talvez esteja tudo muito preto, sendo que o evento é uma ocasião alegre, embora social. Tente “quebrar” o preto. Talvez mudando a cor da meia (para uma transparente, ou sem nada). Ou usando um sapato colorido.

    Beijo!

  • Pingback: Viviam Alcalde

  • silmara

    oi! fui convidada para o casamento do meu irmão…
    vai ser em abril..vai ser a noite.
    não gosto de usar longo.prefiro usar um vestido curto.
    o que devo usar?pois sou baixa minha altura é 1.54 e peso 53kg.

  • http://mulherando.com.br Vivi Alcalde

    Olá! Depende se você será madrinha ou convidada. Caso seja madrinha, é aconselhável o longo, para não ficar ruim para você mesma, pois as outras provavelmente estarão de longo. Se é convidada, pode ser longuete. Como você é de baixa estatura, use um longuete que vai até o joelho ou abaixo dele, para não encurtar ainda mais as pernas. Use um salto que te alongue – bico fino faz muito bem esse papel -, ou uma sandália – mas sempre confortável, pra vc não ter que tirá-la no meio da festa e ficar baixa novamente. Os estampados estão em alta, pode ser uma opção, desde que seja um estampado chique. Cores mais neutras, então, não há como errar. Enfim, as opções são variadas! O negócio mesmo é experimentar os vestidos e imaginar você arrumada, com acessórios e um sapato, e o bom senso – como não usar branco por exemplo. Boa sorte!

  • Jessica medeiros

    eu preciso de um look para ir no casamento dia 16 de abril nao sei o que usar sou bem encorpada tenho 1.65 e tenho 55kilos

  • http://www.mulherando.com.br Viviam Alcalde

    Olá! Depende de suas características e de como será essa casamento. Se é de dia, de noite; ao ar livre ou não ,etc…

    Creio que 55kg pra 1.65, vc seja magra. Além disso, é uma altura mediana. Mas não sei como é as características de seu corpo (busto, quadril, pernas, etc). De qualquer forma, creio que no dia 16 de abril esteja uma temperatura amena – nem muito calor, nem frio. Então você pode usar um vestido longuete (abaixo dos joelhos), da cor que preferir, e um sapato de bico fino para dar a impressão de alongar as pernas. Pode ser um sapato de cor neutra, como o preto ou nude. Mesmo não estando frio, leve uma echarpe, para proteger os ombros de possíveis ventos.

    O look com um vestido longuete social, mas não tão enfeitado, pode ser usado de dia também.

  • http://www.mulherando.com.br Viviam Santos

    Olá! Se o seu casaco for comprido você pode usar um vestido do mesmo comprimento. Invista em acessórios mais sofisticados para deixar a produção mais social. Beijo!

  • http://www.mulherando.com.br Viviam Santos

    Olá! Se o seu casaco for comprido você pode usar um vestido do mesmo comprimento. Invista em acessórios mais sofisticados para deixar a produção mais social. Beijo!

  • Verabarreto1968

    oi viviam tudo bem! tenho um casamento para ir no dia 04-06 gostaria de saber se fica bem usar tubinho cinza com bleizer preto,sapato preto devo usar meia calça preta estou endesiza  se alugo um vestido esta muito frio. beijos

  • http://www.mulherando.com.br Viviam Santos

    Olá Vera! Você pode usar o tubinho cinza com o blazer preto e sapato preto sim. Fica bem discreto e elegante – desde que você use acessórios mais finos, como o dourado para contrastar com o visual todo. A maquiagem você pode usar um batom de cor arroxeada, pink ou vermelho mesmo. Há opções de meias mais grossas e sociais – na Lupo tem várias. O negócio é ver se fica bom com o conjunto todo. Pode ser uma meia com xadrez, ou bolinhas, por exemplo.
    Beijos!

  • Patricia Sayuri Yamamoto da Si

    Viviam, tenho um casamento no próximo dia 18 e com certeza estará bem frio… Será um casamento evangélico… Não sei o que usar… Tenho 1,70, sou magra, mas com quadris largos. O que me sugere? Quero um look chique sem gastar demais, mas que não seja um vestido que não possa mais utilizar. Me ajude?

  • Leia

    olá tenho que ir a um coquetel a noite com meu esposo q vai de terno  vou com um vestido verde musgo e no joelho   sou loira e baixa posso usar meia calça preta  é a noite me ajude  é dia 7 ainda  se quiser coloco uma foto p/ tu ve ele

  • Leia

    vivian ta ai o vestido q acha me ajude esse ou um rosa curto com meia preta

  • http://www.mulherando.com.br Viviam Santos

    Olá Leia! Esse não está valorizando suas formas, ele está muito quadrado e a saiaestá desvalorizando seu quadril – está grande e muito aberto. Como é esse vestido rosa? Beijos.

  • mary

    olá viviam> estou numa duvida cruel. vou ser madrinha de casamento do meu irmão eu nao gosto muito de vestido , gostaria de usar um vestido rosa pink com uma meia calça preta e sandalia preta. sou branca tenho 45 quilos e 1, 60 de altura. o que vc acha fica bom esse visual e vai ser a noite o casamento. por favor me responda, desde ja eu te agradeço.

  • Preta Foz

    mariana mattos…..oi voua  um casamento a noite.
    e chato usar calça social?
    e que sapato fica legal.
    pode me ajudar.
    obrigada.

  • Adriane

    Olá Viviam, Bom dia! Me chamo Adriane e queria uma ajuda sua, tenho um casamento para ir dia 12 de Maio 2012 e vai ser as 11:00 hs da manhã e como estamos no outono e logo inverno fico na duvida em que roupa usar, sou apenas convidada mas quero estar bem vestida. Estou na duvida se meia preta pode e fica bom se usar durante o dia? Pode me ajudar?

    Beijos. Adriane 21 anos

  • Sandra moura freitas lugli

    Eu comprei um vestido cinsa acima de 4 dedos abaixo do joelho com uma meia preta modelo de losangos detalhes cinsa fio 70 sera que devo usar com botas de salto ou sapatilhas pq o casamento sera no sitio e é dia e qual tipo de bolsa que eu posso colocar nesse look

  • Katherynegondim

    Fui convidada para um casamento de uma amiga da familia, só que esse casamento, como já imaginava, estaria repleto de gente de alta classe e entrei em DESESPERO!!
    Entao apostei em meu guarda roupa e em mim sem desvalorizar  minha idade(14 anos)

    Fui com um vestido justo de manga longa preto
    Um colete de pêlo fake marrom/bege
    Meia fina com risca bem delicada preta
    e um Sapato de salto de couro preto
    e uma bolsa carteira preta.

    Não sei se deu certo pra ocasião e deu certo com minha idade! Só completei com uma maquiagem bem leve e uma pulseira e um anel dourado! Tudo que fiz foi ser eu no que vesti,e agi. E deu certo!!
    Bjocas!

  • http://www.mulherando.com.br Viviam Santos

    Katheryn, você tem que confiar em si mesma e saber lidar com sua personalidade e idade, conforme a ocasião. Você está certa! Só acho que você usou bastante preto, pelo que descreveu, e poderia ter usado mais cores – por exemplo, carteira colorida! Para o look não ficar muito sério.
    Beijos e obrigada por comentar e compartilhar sua experiência!