16 jun

Lanço hoje esta nova tag na categoria – também nova – de moda: O que vestir! Nela, pegarei um tema e colocarei dicas do que você pode vestir – dependendo da ocasião, de seu corpo e estilo.

Não sou profissional, é o que esclareço desde já. Portanto, fiquem à vontade para escolher se as roupas que eu indicar são certas ou não para você. Afinal, basearei as ideias no gosto pessoal. Porém, para vocês não se assustarem tanto com essa minha iniciativa, cursei à distância o curso Jornalismo de Moda – que, na verdade, não ensina consultoria, mas sim a escrever sobre moda -, e iniciarei outro curso sobre estilo e imagem pessoal em breve.

Enfim, vamos lá…

A leitora (e amiga) Priscila Silva pediu dicas de como ir a um casamento nesta época de frio. Bom, depende se é de dia ou noite, se você é ou não madrinha, e claro: do seu estilo e corpo. Ela informou que o casamento é no início da noite e que ela não é madrinha. Além disso, a Priscila tem pele morena e seu formato do corpo é de retangular para ampulheta. Ou seja, quase tudo dá certo!

Para me auxiliar, o site Looklet (em inglês). As peças expostas no site, para a montagem da vestimenta, geralmente são de grife e dificilmente encontradas no Brasil. Porém, podem muito bem servir de exemplo e modelo para que a gente ache peças parecidas por aí.

Saia e bolero
Este é mais para quando não está tão frio, porque o bolero de manga comprida e a meia-calça não esquentam muito, mas protegem um pouco da friagem e ainda dão um toque mais sofisticado no visual. Como optei pelo corpete, que fica lindo com saia social, o bolero de mangas compridas complementa.

Este bolero de pontas compridas pode ser usado de várias formas. Nas imagens acima, mostra como ele fica legal solto ou amarrado na cintura. Para dar ainda mais toque de sofisticação, uma carteira social pode ser usada. O sapato alto, fechado, de cor mais viva – que sirva de sobretom com a saia -, é uma boa pedida.

Vestido tubinho e blazer
Este é um visual facilmente conseguido. Um vestido no estilo “tubinho”, sem mais detalhes, fica charmoso ao ser usado com o blazer que, no exemplo da imagem, é super feminino: com babados e amarril abaixo do busto.

Mais uma vez a meia-calça auxiliou para a nossa convidada de casamento não passar muito frio. O sapato combinou com o vestido, mas tem detalhes em pink – cor da bolsa, que deu um “up” nas combinações. Repare que o colar comprido, social, deu um toque especial já que o vestido não tem detalhes.


Calça social e casacão
Este visual é para quando está mais frio ou para quem prefere usar calça no evento. A calça é de um tom de marrom bem neutro que dá certo com a blusa dourada – que vira um detalhe no tronco do corpo – e com o preto, cor da blusa principal e do casaco. A blusa dourada por baixo da preta, que tem um decote bem aberto, quebra a seriedade do look e fica lindo quando é usado desta forma discreta.

O sapato é um marrom que puxa para o amarelo, ou seja, parece uma mistura da blusa dourada com a calça marrom clara. O casacão, que na verdade é chamado de “trench coat” – que vai até as coxas -, tem um tecido aveludado que combina com social. Portanto, é chique e super quentinho. Aqui um bracelete acrescenta charme, caso o casaco seja tirado na festa, você está com o acessório. A bolsa social de ombro pode ser usada tranquilamente.

Vestido e casaco; saia e blusa social

Mais uma vez o vestido aparece aqui, mas desta vez, com um trench coat. Como coloquei o vestido preto e a meia-calça preta, escolhi o casaco colorido para não parece que a moça está indo a um funeral. Mais uma vez o sapato preto com detalhe rosa apareceu. A meia-calça, aliás, é decorada: super legal para usar neste tipo de visual, e quando os desenhos são florais combinam com casamento, já que remete a romantismo. A bolsa tem um laço e alguns detalhes de tachinhas, mas não deixa de ser social.

Com uma saia, mais uma vez do estilo tubinho, aqui é usada por cima da blusa social cheia de detalhes e do gênero “morcego” – que não tem costura embaixo do braço e, obviamente, lembra um morcego. Como esta especificamente tem transparência, coloquei um corpete preto por baixo dela. A meia-calça mais uma vez presente, em um tom escuro, e uma bolsa pequena de mão. Sapatinho preto que lembra o estilo “boneca”. Os brincos compridos, com o cabelo preso, ficou ainda mais social.

Calça pantalona

Mais uma vez para quem não está afim de encarar o frio ou quem gosta de calça. A calça pantalona social também é uma boa opção para casamentos. É chique e séria. Para cair bem nela, uma blusa mais comprida com estampa colorida, mas ao mesmo tempo escura. Para definir a cintura neste visual, que fica largo devido a pantalona, uma cinto largo na cintura, da cor da calça. Na primeira imagem, para os braços, o que esquenta é a echarpe de veludo. Na segunda, um trench coat também acinturado que combina com os sapatos. A bolsa roxa é para quebrar o preto-e-azul, e também porque há roxo na estampa da blusa.

Enfim… Há várias opções e essas são algumas dicas. O ideal, para um casamento, é não fugir muito da seriedade, nem do romantismo. Se há muito preto, por exemplo, utilize algo colorido para dar um detalhe. O romantismo dos looks podem ser notados através dos tecidos – muitos deles, veludo -, e dos casacos e echarpe.

Questão de etiqueta
Mostrar muito seu corpo através do decote nos seios e saias curtas é vulgar para casamento. Vestido branco, então, nem pensar! A noiva é quem vai estar de vestido branco. Muita purpurina e lantejoulas no visual parece que você está indo na balada. Lembre-se que você tem que estar bonita, sim, mas de forma séria e bem social.

Vou procurar fazer este tipo de post toda semana. Se você quer também dicas, como as deste post, entre em contato ou comente neste post!

email

Comente através do Facebook!


Prefere comentar de outra forma?

Comentários por Disqus