Há alguns meses ganhei da Cozinha Ana Maria Braga um conjunto de panelas, pra falar aqui no blog sobre elas – de forma sincera, como sempre sou aqui. E aqui vão as minhas considerações sobre os produtos!

Quando saíram as panelas (nas cores vermelho, laranja e azul), eu logo me apaixonei pelo conjunto mais diferente – o azul. E foi um conjunto da Linha Gourmet, azul, que recebi. Fiquei em êxtase! Porque eu iria acabar comprando de qualquer maneira.

Especificações

No site das panelas, estão as seguintes especificações:

– Design Exclusivo;
– Alta Qualidade e Durabilidade;
– Revestimento Antiaderente de Cerâmica Biodegradável Excilon™ que não gruda e não agride o Meio Ambiente;
– Fabricadas em Alumínio Fundido;
– Alta Espessura – Fundo 4.0mm e Corpo 2.0mm;
– Pintura externa resistente a até 380º;
– As caçarolas podem ser levadas ao forno**;
– Cabos revestidos com silicone garantem segurança no manuseio;
– Fundos especiais que distribuem melhor o calor economizando até 40% de gás no cozimento;
– Tampas de vidro temperado com saída de vapor para visualizar os alimentos durante o cozimento;
– Fáceis de lavar.

** As caçarolas da Linha Gourmet foram criadas parem serem utilizadas tanto no forno como no fogão e desta forma não possuem o revestimento de silicone nas alças sendo necessário o uso de proteção para as mãos durante o manuseio. Não indicadas para fogos de indução. Não levar a maquina de lavar.

Itens Inclusos:

– 1 Panela com Tampa Ø 16cm;
– 1 Frigideira sem Tampa  Ø 24cm;
– 1 Grill sem Tampa  Ø 24 cm;
– 1 Caçarola com Tampa Ø 20cm;
– 1 Caçarola com Tampa Ø 24cm.


Considerações sobre o produto

Começando por algo que me surpreendeu logo de cara, quando abri a caixa: a espessura das panelas. São bem grossas e pareceram ser super resistentes a deformações. Apesar disso, não pesa tanto quanto parece. Elas são mais pesadas que panelas mais finas, como as que vimos por aí, mas o lado bom disso também é que elas ficam bem firmes em cima do fogão – não tombando pelo cabo, por exemplo.

Aliás, o cabo foi outra coisa que gostei, porque são feitos de silicone – além de você não se queimar, a textura dele é diferente de plástico, é mais macia e confortável. E ainda a chance de escorregar da mão é menor, porque o silicone é menos liso que o plástico.

A pintura externa das panelas é opaca, e não esmaltada, realmente lembrando cerâmica – e aguenta até 380º, segundo a marca. Por dentro o revestimento é bem antiaderente mesmo, feito de cerâmica com tecnologia da Excilon. Segundo o site da marca do revestimento, além de ele aguentar altas temperaturas, é ecologicamente correto porque é a base de água. Também diz ser resistente a riscos.

O fundo externo da panela é frisado em alumínio, sem o revestimento azul (para o calor se espalhar melhor pelo fundo), e tem a marca da Ana ao centro.

Quanto às tampas, também gostei pelo fato de serem de vidro e dar pra ver os alimentos dentro da panela. Elas têm um buraquinho onde o vapor da comida sai. A alça da tampa também é de silicone.

Um item que gostei muito e não tinha ainda, é o grill. É a frigideira quadrada, com ondulações na parte interna para grelhar alimentos. O curioso nessa peça é o lugar na borda para apoiar o utensílio de mexer os alimentos (não incluso).

Outro item que tem diferencial é a panela menor, pois nela há um “vinco” (digamos assim) pra escorrer melhor os líquidos.

Por fim, os itens que eles destacam e realmente são ótimos, são as panelas tipo caçarola – as duas com alças nas laterais. Essas alças, diferentemente das outras panelas da linha, não são revestidas por silicone – para poderem ir ao forno. O outro lado disso é ter cuidado ao pegar a panela no fogo ou forno, utilizando uma luva antitérmica ou pano.

Utilizando

Cozinhei umas três vezes nessas panelas e depois já as guardei – para ficarem bem novinhas até o casório!

Minhas constatações ao utilizá-las:

– Elas conservam bem o calor na comida, após pronta;
– O antiaderente é bem liso, e ao mexer eu percebi isso porque o alimento deslizou bem no fundo;
– Não tive medo de riscar quando fui garfar um filé, pois realmente esse contato rápido com o antiaderente não o danifica (é claro que não abusei mais que isso);
– É melhor não pegar mesmo na alça sem silicone das caçarolas, porque elas ficam bem quentes!

Abaixo algumas das comidas que fiz nelas – dá pra ver a visão de dentro da panela pela tampa, e um filé grelhado (sem untar o grill).


As críticas que tenho são mais relacionadas à variedade de produtos na loja deles. Senti falta de panela de pressão, utensílios de silicone pra comprar junto com as panelas, e luva antitérmica. Mas já sei que novidades vem aí… Então tais críticas logo ficarão obsoletas! 🙂

Ou seja, tudo de bom! Podem investir. Creio que você não se preocupe mais com panelas deste kit por, no mínimo, 10 anos.

O valor desse kit é R$699,00 à vista (eles dividem em até 10 vezes). Um tantinho salgado, mas é um investimento mesmo. Aliás, sempre sai códigos de desconto no Facebook da Ana.

Curtiram minhas panelas azuis? 🙂

email
  • Analuciagabrich

    Não só curti, como quero. Aliás, Vivi, você está me fazendo gastar dinheiro…rsrsr – xampu, base e agora panelas. Amei. Bj.

  • Hahahah Que bom Ana! Muito obrigada por continuar me acompanhando e confiando em minhas opiniões. 🙂
    Me conte depois o que achou!!!
    E não esqueci das resenhas da Quem Disse Berenice, tá? Logo publicarei!
    Beijos

  • João

    Bom dia Vivian! Gostaria de saber como estão as panelas, realmente vale a pena? Pois queria comprar um jogo desses para minha esposa. Obrigado!

  • Bom dia João! Usei as panelas pouco, pois guardei para usar após meu casamento, para continuarem novas. Mas usei cerca de três semanas algumas delas, todos os dias, e eram ótimas. A resenha ainda vale. Só não sei te dizer quanto tempo o antiaderente dura, por eu ter guardado mesmo.
    Mas creio que seja um bom investimento. As panelas são lindas.
    Abraços!

  • João

    Muito obrigado Viviam! Fico com receio justamente por causa do antiaderente, pois já comprei um jogo de frigideiras de outra marca e ela pecou justamente neste quesito, ficou com fundo amarelado e começou a grudar tudo, com pouco tempo de uso. Mas agradeço muito a tua resposta, que por sinal foi muito rápida. Abraços!

  • Imagina! Realmente é o que importa, o antiaderente durar. Também tive experiências ruins com outras panelas… Mas com essas poderei saber com certeza só no fim de 2014.
    O que eu reparei é que o antiaderente dessas é diferente de outras, parece ser parte da panela mesmo, e não só uma camada frágil. É até brilhante. Então pode ser que dure mais que as outras.

  • Antonio Silveira
  • Viviam Santos

    Olá Antonio! Não conheço a qualidade da Ecolumi e conheci agora ao vc comentar. As panelas parecem ser boas, mas só tenho conhecimento das panelas da AMB mesmo. Hoje ainda as uso e o antiaderente continua firme e forte.

    Obrigada por comentar!

  • Elisa

    Olá Vivian, boa tarde! Fiquei interessada em comprar as panelas Ana Maria Braga, mas fiquei em dúvida pois vi reclamações no site Reclame Aqui.
    Como estão sua panelas? Continuam em ótimo estado depois de um ano?