Após quase 4 meses de noivado e algumas pesquisas sobre os preços que envolvem uma festa de casamento – lugar de cerimônia e festa, horas do fotógrafo e filmagem, assessoria, decoração e principalmente buffet -, e quase cair durinha no chão ao ver o total das contas por baixo, cheguei ao noivo com a hipótese de não fazermos festa e só caprichar numa cerimônia bonita. Com lembrancinhas aos convidados, só pra não passar batido.

Vou aqui me estender a explicar por tópicos. Tanto aqueles a favor quanto contra a festa.

Acompanhe-os e veja se concorda!

Os contras da festa…

1. Os gastos
Tinha de ser o primeiro item, já que é o que causou a dúvida. O que pesquisei, mesmo um mini wedding, custaria cerca de 15 mil reais pra 100 convidados. Coquetel tem pouca diferença do buffet com jantar. O que não é tão abusivo, no máximo, é o “bolo com champanhe” servido aos convidados após a cerimônia. Mas, né, sem graça.

2. Com esse dinheiro, dá pra fazer uma bela viagem
Com o dinheiro gasto numa festa, mesmo que simples, já dá pra fazer uma baita de uma viagem de lua-de-mel! E são dias de boas recordações contra uma noite (abaixo descrita).

3. Com esse dinheiro, dá pra comprar móveis melhores ou matar parte da dívida da casa
Não dá pra não pensar que com 20 mil a casa ficaria bem mais bonita, decorada e equipada. Ou que daria pra matar um bom montante de parcelas do apartamento (a ser comprado por enquanto).

4. Festa mal aproveitada pelos noivos
Tirando os fatores financeiros, há esse fato ainda. Enquanto é um prazer agradar as famílias e amigos que tanto apoiaram, os noivos só aproveitam a valsa e talvez os mimos dos convidados, que prestam atenção ao casal. Agora… dançar, comer, conversar, nunca vi noivos conseguirem fazer e realmente aproveitar! O tempo todo praticamente é dedicado às fotos, a passar nas mesas, e às vezes pro noivo coletar grana dos convidados. Tudo faz parte da festa, ok. Mas será que vale os mais de 20 mil reais gastos?

5. Apesar dos gastos, ainda ter gente falando mal
Ou falando mal da festa, ou da noiva (ou do casal mesmo), das atitudes dos noivos na festa, do salgadinho, do jantar, da disposição das mesas… Etc etc etc. Já ouvi muito de canto de orelha, viu. E gente invejosa e/ou mal intencionada é, quase sempre, inevitável.

O que sentiria falta sem um festa…

1. A lembrança do casamento
É claro que numa cerimônia já poderia guardar lembraças através das fotos, de filmagem, de um belo discurso do padre, as palavras ditas pelos noivos, e os rostos orgulhosos e chorosos dos amigos e familiares.
Mas seria no máximo 1h30 de cerimônia, contra horas de uma festa. Seriam bem mais lembranças…

2. Não ter a valsa, momento único entre os recém-casados
Acho que desde menina, quando me imaginava casando, além do momento de entrar pelo corredor até chegar ao noivo, eu imaginava a valsa. Acho que toda mulher que espera se casar espera esses dois momentos únicos do casamento, em especial.
(Se bem que dá para os noivos dançarem uma valsa depois, sozinhos, no local que dormirem, ou na super viagem que pode ser feita. Quem sabe em Veneza? <3) 3. Não poder dar a alegria de uma festa aos convidados queridos
🙁

4. Não poder se divertir ao planejar a festa, com decoração do seu jeitinho e do noivo
Se eu não fizer mesmo festa, esse item com certeza me afetará. Uma festa que nunca tive, e nunca teria.

5. Festa de casamento é uma festa que deve ser única
Bons móveis podem ser comprados depois, parcelados. Viagem inesquecível também. Uma festa de casamento é a única da vida (ao menos queremos isso).

O peso na balança está bem equivalente. E as dúvidas entre os noivos desse lado de cá, permanecem!

Só decidiremmos após outubro, quando começaremos a ver aonde nossa vida e nosso dinheiro nos levará.

O que você acha sobre festa de casamento?

email
  • Que eu morreria na dúvida como você 🙁

  • Pingback: Viviam Santos()

  • Renata Vieira

    Vivi, festa de casamento é unica! Maravilhosa e não tem dinheiro que pague! Fiz a minha festa, viajei pra Argentina (baratinho) e fui decorando minha casa aos poucos… Adoro ver e rever minhas fotos e video… acho que me arrependeria muuuito se não tivesse feito nada… e não teria como voltar… pouco importa se falarem mal… ninguém me falou! hehehe… quem gosta de vcs de verdade, vai ficar feliz com a união e com este momento tão importante, não vai ficar reparando bobagens! Sou super a favor, fiz e indico! Bjooos

  • Pois é Renata! Quero mesmo que vocês me convençam que festa vale a pena. Ou que não. Porque não quero me arrepender mesmo! 🙂
    Beijão e obrigada pelo comment!!!

  • Ai ai =/

  • Carla Santana

    Tô na mesma duvida, o problema que eu já sou “casada” e a família cobra muito festa, mas penso nos gastos ae começo a avaliar se realmente vale a pena. Gastar tanto dinheiro numa noite só.

  • Adorei o post, mto bacana, tmbem to refletindo se faço casamento pra agradar minha Avó que é mto católica e tem mais de 80 anos, queria dá esse presente pra ela, ou se faço uma viagem bacana pra algum país da América Latina mesmo… Sem falar que quando a grana é curta os sonhos são adiados… 🙁

  • joannapassos@itelefonica.com

    Isso é uma futilidade, por pura tradição, as pessoas perdem seu tempo e dinheiro_o que conta mesmo eh o casal ter tranquilidade e nao ficar alucinados com besteiras que medem seu status e poder aquisitivo_sociedade futil.

  • Andreza Bacaglini

    estou na mesma duvida aqui, pesquisei preços cai durinha, perdida pq pai do noivo nao ajuda e nem o meu pai, dai falei para o noivo o jeito e deixar isso para lá, mas bate aquela vontade, ta mais com que dinheiro??? difícil porque esse dinheiro daria para comprar o resto dos moveis……duvidas vontades…porque tudo e tão caro né!

  • Olá Andreza! Por fim, decidimos não fazer mesmo a festa de casamento. Vamos fazer uma cerimônia (que é o que realmente importa) e ao final, haverá uma mesa com doces e bolo, com bebidas e champanhe, para conversarmos rapidinho com os convidados e brindarmos. Só para não passar em branco! É o famoso “bolo e champanhe”. Não teremos buffet, fechei tudo por mim mesma, separadamente. Mesmo assim, não ficou barato. Casar é muito caro!
    Logo mais faço um post no blog falando como será meu casamento. E depois de abril posto como foi realmente. rs

    Beijo!