Com honra recebo meu amigo Daniel Pastore na seção Cozinhando do Mulherando! Além de computeiro, o Dani é fotógrafo e cozinheiro por lazer… Ou seja, espere fotos lindas e pratos deliciosos na participação dele por aqui!

Ele já chega chegando com um mac’n’cheese, ou macarrão com queijo cheddar… Não tem como não ficar bom!

Daqui pra baixo, receita, fotos e dicas de Daniel Pastore… 🙂

Olá meninas!

Ok, vi umas 10 receitas antes de “montar” esta… Peguei um detalhe de uma, um detalhe de outra e cá estamos!

Você vai precisar de…
  • 1/2 pacote de macarrão (eu usei caracolino, porque me remete à imagem que eu tenho dessa receita. Sugiro apenas uma massa curta e que segure bastante molho!)
  • 4 colheres de sopa de manteiga
  • 4 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 2 xícaras de leite
  • 3/4 xícara de cheddar ralado (não é fácil de achar, mas o sabor do cheddar original é MUITO melhor do que aquele processado e embalado individualmente, pelo menos ao meu gosto!)
  • Sal e pimenta à gosto

  • Preparo

    Em uma panela grande, ferva cerca de 2L de água, adicione uma pitada de sal e um fio de azeite. Cozinhe o macarrão de acordo com as instruções do pacote.

    Em uma panela média, derreta a manteiga em fogo baixo e adicione a farinha. Mexa até ficar uniforme e deixe borbulhar durante uns instantes, mexendo sempre. Esse tempo é importante para que o molho não fique com gosto de farinha.

    Adicione o leite lentamente até virar um molho encorpado. É importante adicionar o leite lentamente para que o molho não fique empelotado.

    Adicione sal e pimenta à gosto.

    Adicione o queijo e mexa até que ele esteja misturado, preferencialmente não todo derretido.

    Misture o molho ao macarrão em um refratário, polvilhe um pouco mais de cheddar sobre o macarrão e gratine.

    Voilá! 🙂

    Dica: O molho fica pronto rapidamente, no máximo uns 5 minutos. Por isso, comece o molho quando o macarrão estiver quase pronto. Se o molho ficar pronto muito tempo antes do macarrão, o queijo derrete todo (foi o que me aconteceu, hehehe)!

    Detalhe: Ao meu gosto, o macarrão ficou com pouco sal (apesar de ficar gostoso). Posso imaginar duas possibilidades pra corrigir isso: adicionar um pouco de parmesão ralado no molho, antes do cheddar, ou um pouco de Fondor, ou outro tempero pronto de sua preferência.

    email