Após muitas experiências com meus cabelos cacheados, posso dizer que aprendi vários truques que nem cabeleireiros sabem. Meus pais e meu namorado mesmo dizem: após eu voltar do salão com os cabelos em suas formas naturais, que eu sei cuidar deles melhor que a(o) profissional. É sempre assim; e olha que já fui a muitos salões!

Em 2010 eu falei no blog como eu cuidava nos meus cabelos, aqui, mas aprendi mais algumas dicas. Então falo aqui as dicas daquela época, e novas.


– Primeiramente, é preciso cuidado e paciência sempre! Cabelos cacheados ou crespos merecem atenção especial, tanto na hora de cuidar quanto na hora de modelar. Talvez por isso muitos profissionais não modelem bem, porque requer tempo e paciência; os horários deles são apertados.

– Melhor que usar pente de dentes largos, é usar os dedos para desembaraçar! Após o shampoo, espalhe o condicionador por todo o cabelo e desembarace com os dedos (isso mesmo, no banho!), cuidando para que não quebre os fios embaraçados – apenas soltando-os. Com o pente você não saberá onde há nó, e ele irá quebrar os fios.

Condicionador sempre! O shampoo limpa e abre as escamas dos fios. O condicionador é necessário para nutrir e fechas as escamas dos fios.

– Cabelo brilhante é cabelo limpo! Ensaboe os cabelos com shampoo em duas aplicações seguidas.

– Como passamos muitos cremes leave-in, e também devido à poluição, é importante usar um shampoo antirresíduos uma vez por semana. Depois, usar o condicionador. Assim, os fios ficam limpos e brilhantes.

– Após a lavagem, aplicar o leave-in sem enxágue e secar de baixo para cima com papel toalha! Que irá absorver mais a água e menos creme – em comparação à tolha. Depois pode-se secar com o secador ou difusor.

– Se não que gastar papel toalha, use a toalha normal… Mas antes de aplicar o leave-in.

– Caso queira secar os fios e não tenha difusor, amasse para cima com as mãos as pontas dos cachos (mecha por mecha) e posicione o secador com jato de ar morno de cima para baixo, na direção das pontas – abra a mão um pouco para que o jato de ar fique nas mechas amassadas.

– Uma coisa que sempre faço é enrolar com os dedos mecha por mecha, após lavar e aplicar o leave-in, para que os cachos sequem mais definidos. Depois de secos, caso você queira mais volume, pode desfazer um pouco essas mechas enroladas. E caso você não queira ter todo esse trabalho, pode enrolar as mechas ao redor do rosto e aquelas que você sabe que enrolam menos que outras mechas.

– Evitar prender os cabelos, mas quando isso acontecer, prenda-os apenas com meia-calça ou prendedor de mola (de plástico), vendido por aí – parece fio de telefone antigo. São prendedores que evitam que os fios quebrem ao serem presos. O de meia-calça é o mais indicado.

Contem aqui nos comentários os experimentos e dicas! E se esses truques funcionaram… 🙂

email
  • Pingback: Viviam Santos()

  • Patrícia Novelini

    Muito boas as suas dicas! Adorei! 
    Meu cabelo é misto (crespo/ cacheado) e também tenho a sensação que cuido melhor deles do que os cabeleireiros, rs.
    Mas em dezembro fui ao salão tirar o volume, e pela primeira vez a cabelereira fez como você indicou: enrolou mecha por mecha… (talvez porque eu já havia esperado quase 1 hora para ser atendida, rs).
    Eu nunca tinha tentado, e depois que vi o resultado, sempre que tenho um pouco mais de tempo faço o mesmo.
    Meu grande problema são os shampoos e condicionadores indicados… nunca sei qual o melhor, e também já testei de quase tudo!

    Muito obrigada pelas dicas!
    Um beijo!

  • Nossa, cabeleireira ter paciência pra isso é raro!

    Quanto aos produtos, eu uso os da marca Tigi. Sempre são bons. Eles têm várias linhas. A melhor, que mais funcionou pra mim até agora, foi a Catwalk deles. Aqui no Brasil é caro, por isso eu peço de sites estrangeiros (www.feelunique.com) – só precisa ter cartão de crédito internacional.

    Beijos! Obrigada por comentar. 🙂

  • Muito legais as dicas, eu só deixo meu cabelo secar naturalmente ele é fino e o ar quente do secador geralmente quebra meus fios. Essa dica de enrolar mecha por mecha funciona se fizer no cabelo ainda úmido e deixar secar normalmente?

  • Olá! Também prefiro deixar secar naturalmente… É sempre melhor não envolver o calor do secador. 🙂

    Quanto ao enrolar mechas, é pra estarem úmidas e com o creme sem enxágue. Seco não vai modelar porque já secou de outra forma.

    Beijos!

  • Adelma Tenorio

    Gosto de secar o cabelo com papel toalha, meus cachos ficam até mas definidos.

  • Pingback: Lord()

  • Paula tardim

    olá, eu tambem enrolo mecha por mecha com ele umido e qnd seca, coloco a cabeça para beixo e tento soltar mais os cachos proximos à nuca. 
    A melhor dica que tenho é: preparar gelatina incolor da seguinte maneira: 1 chicara de cha de agua morna, e 1 colherzinha de cha de gelatina incolor ( sem sabor!). Misturo para que dissolva bem e com o liquido ainda morninho, aplico pequena quantidade no comprimento, modelando os cachos. Quando secam, podem ficar um pouquinho duro ( sinal que passou muito ou colocou um pouco mais da medida de gelatina), entao passo um pouquinho de live in no comprimento apenas e entao secará macio e soltinho com os cachos muito definidos. 
    Mas atençao: nunca deixe de lavar a cabeça no final do dia, pois mesmo sendo um gel natural, gelatina ou gel sao meios de cultura para fungos e bacterias!!

  • Pingback: Talika Cosmeticos()

  • Anacruzgomes

    Oi,

    Vim dar os parabéns
    mais uma vez pelo seu Blogger, ele esta cada vês mais lindo, estou aproveitando
    cada dica.

    Queria convidá-la
    a participar do “Concurso Mulher com Glamour” do http://mulhercomglamour.blogspot.com/2012/01/voce-e-uma-mulher-com-glamour.html

    Se quiser divulgá-lo
    também fique a vontade… bjs J

  • Sabrina

    Olá Viviam, 
    Adorei suas dicas!!!
    Tenho muita dificuldade pra cuidar do meus cachinhos pq a maioria só sabe cuidar de cabelo liso, aliás difusor é peça rara em salão. 
    Gostaria de fazer um corte legal e indicado pro meu tipo de rosto mas já desisti pq no Rio não existe salão especializado (fora o beleza natural é não tem tratamento individualizado).
    Adoro meu cabelo mais ainda não consigo deixar com o volume ideal. Vou tentar a sua dica e depois conto.
    Bjs
    Sabrina Graciliano

  • Fabiana Correia

    Eu estou usando uma linha da Haskell de mandioca e meus cachinhos amaram! Tô usando a linha toda. O efeito é cabelo caheado ao natural, sem efeito ‘pesado’. Outra linha que uso e meu cabelo nunca ‘viciou’ (usei 6 meses direto) é da Alpha Line para cabelos cacheados, é incrível! Fica a dica para quem não anda acertando na linha de tratamento.

  • su

    legal as dicas… me ajudaram muito!!
    amo o meu cabelo, mas as vezes me irrita muitoo!!

  • Dai Ramos85

    amei suas dicas, nao tentei ainda, mais vou começara a fazer, uma linha q uso é da elseve hidra max colageno. eu nao sei se é bom pros cachos mais deu certo no meu, mais queria saber outra linha boa pra cachos. bjos

  • Luciana Gomes

    Oi Viviam! Adorei o seu blog e ja estou seguindo! Dicas ótimas, principalmente nesse momento q dei um corte legal no cabelo e resolvi assumir meus cachos. Já fiz o pedido doTIGI CATWALK CURLESQUE LEAVE-IN  e to louca p testar! Infelizmente so vai chegar depois do carnaval.Bjoks.Luwww.voudeblog.com

  • adriane reis

    amei as dicassssssssssssssssssssss

  • Adoro dicas assim…quem tem cabelos cacheados precisa de uma rotina de cuidados para estar com os bebês sempre lindões.
    Beijo
    http://saladadecores.wordpress.com 

  • Pingback: Mulher Cheirosa()

  • Aline Albuquerque

    Adorei as dicas 😉

    Estes dias fiz um corte para voltar a mostrar em publico meus cachos, rs. A cabeleireira recomendou secar com difusor.. Pois bem, parece que nao se fabrica mais difusores avulsos 🙁 qta tristeza….

  • Aline Albuquerque

    Pra quem é de sao paulo: tem uma loja num shoppingzinho na liberdade que vende por 59,90 o da Catwalk 😉 vale a pena! Bjs

  • Amei as dicas, mas e quando o cabelo é bem volumoso e os cachos sao armados? Tenho meu cabelo cacheado e bem volumoso, como posso fazer pra diminuir esse volume? obrigada Bjos

  • Pingback: Pátio Higienópolis()

  • Só quem tem cabelo cacheado/crespo sabe como é preciso ter paciência para lidar com as madeixas, adorei as dicas e sigo elas a risca .. uso após a lavagem do cabelo um redutor de volume em gel, pois cremes nesse tipo de cabelo dão aspecto de oleoso, ele define meus cachos e deixa eles sem volume nenhum .. depois que conheci essas dicas tirei da cabeça a vontade de alisar ..agora consigo domar meus cachos e estou muito feliz com eles 😀

  • Julia

    E como fica na hora de dormir? Esse foi sempre o meu pior problema: se deixasse solto, ele embaraçava muito, e se prendesse, acabava quebrando…

  • Pingback: Mallory Christie()

  • Julia, o jeito que eu encontro é molhar com um spray de água mesmo e modelar novamente, com mais um pouco de produto leave-in. É claro que não fica a mesma coisa que o dia em que foi lavado, mas já dá pra sair de casa.. .rs

    O ideal mesmo é lavar dia sim, dia não.

  • Fico muito feliz com o relato que deu certo!!! 🙂

  • Eny

    Viviam, parabéns pelo blog!É um capricho e apesar de já ter um pouco mais de idade que você (50 e tantos,rssss) continuo com os mesmos problemas desde menina, com meus cabelos cacheados.Essa vida corrida não deixa muita escolha:ou a gente prende muito, ou vive experimentando coisas novas pra amansar a cabeleira.Aparento bem menos, então deixo meu cabelo até os ombros, com luzes acobreadas. Na verdade, você passaria por minha filha tranquilamente, porque tem o biotipo muuuito parecido ao meu:pele clara, olhos verdes,cabelo castanho…Adorei esse post, porque confirmou que tenho lidado com o cabelo de maneira correta.Só não entendi a estória de enrolar mecha por mecha.Enrolar como e até onde? Dá pra detalhar melhor, pra esta confusa aqui? Desde já, muito obrigada!

  • Olá Eny! Obrigada pela visita! Pois é… A gente tem mesmo é que buscar sempre que nossa aparência esteja em ordem, e às vezes nos deparamos com novos aprendizados… Não importa a idade! 🙂
    Temos o biotipo brasileiro… Uma mistura! rs
    Então,quanto enrolar as mechas, eu faço isso mais nas mechas que cacheiam menos. Eu vou enrolando com o dedo indicador mesmo, até a mecha enrolar por inteira, e solto-a. Depois, amasso na direção da raiz para formar o cacho. Deixo secar assim, porque define melhor as mechas que não tem um cacho muito definido. Isso eu aprendi com uma profissional que passei há algum tempo, e pra mim deu certo.
    Tente pra ver como fica!
    Beijão! Volte sempre… 🙂

  • Eny

    Boa noite, Viviam!Agradeço muito sua atenção!Então é como se fazia muuuito antigamente,rsrsrs?!Acho que vou aliar sua dica,com outra que me deram nestes últimos dias.Corta-se papel alumínio em pedaços quadrados (10×10 cm) e vai-se enrolando as mechinhas assim como vc. falou e envolvendo-as com ele.Em seguida, esquenta-se com o secador em temperatura baixa e espera-se esfriar, antes de abrí-los;acelera a secagem do cabelo e fixa mais o cacho, por causa do calor.Só é preciso paciência.Mas compensa, pelo resultado!Não custa tentar!Bjs. e uma ótima semana pra você!

  • Que legal! Essa eu não conhecia… Dá trabalho mesmo. rs Mas o resultado deve ficar lindo!

    Beijos Eny!

  • Pingback: Dvien Cosméticos()

  • Pingback: Physis Professional()

  • Pingback: Neo Studio()

  • Pingback: Kabellus()

  • Pingback: Kabellus()

  • Luceinte

    Meninas descobri um creme que se chama Metamorfese, “efeito teia de aranha” eh otimo!!!!

  • Ariadne Samara

    Olá me chamo Ariadne! no meu cabelo já fiz umas três vezes inteligente, mais agora quero cachos , ele fica cacheado mais quando seca fica alguma mexas soltas os fios ficam ressecados e na frente do meu cabelo fica meio cacheado liso. Na frente dos meu amigos sempre usei cabelo de emo mais agora quero meu cabelo natural, com cachos, mais já fiz de tudo para ele secar bonito ele até fica as vezes mais n fica os cachos muito definido mesmo quando eu cacheio com dedos. Quero uma ajudinha ai, por que se não iria continua com a inteligente
    bjss.