29/08/2011 | Por Colaboração | Saúde | ,

Alguns estudos indicam que muitos brasileiros dormem mal ou acordam muito cansados, com a sensação de não terem dormido bem. Estas afirmações podem estar ligadas a hábitos alimentares errados ou até mesmo a falta de alguns nutrientes responsáveis pelo “soninho”.

Além do cansaço, uma noite mal dormida resulta em uma aparência cansada e, por isso, não muito bonita. Então, dormir bem também ajuda a boa aparência!

Conheça alguns alimentos e como eles auxiliam e atuam no seu organismo.

Alimentos que dão sono

Banana, leite…

São alimentos que tem a presença de triptofano, um aminoácido ótimo aliado do sono, pois tem a capacidade de aumentar a serotonina no cérebro. A serotonina é conhecida por promover prazer, bom humor e regular o apetite e é ela quem dá origem a melatonina, que é um hormônio dá a sensação de relaxamento.

Os alimentos que tem também têm a presença dessa substância são o arroz (de preferência integral), amaranto, amido e flocos de milho e banana, leite e derivados, quinoa e cacau.

Maracujá e chá de camomila

Uso eficiente para controlar o stress, depressão, hiperatividade em crianças. Substância como os flavonóides encontrados na fruta e na camomila, contribui para o processo de sedação.

Os que podem atrapalhar o sono

Carboidratos

Eles são essenciais no ciclo entre triptofano, serotonina e melatonina, pois contribui dando mais estímulos para a produção, ou seja, a presença em grande quantidade de carboidratos na corrente sanguínea aumenta o transporte até o cérebro, aumentando a síntese de serotonina.

Porém seu consumo deve ser controlado, pois o excesso pode gerar o efeito ao contrário, estimulando e acabando com o sono. Um alimento que pode fornecer risco é o chocolate, pois além de carboidrato ele tem a cafeína que é um estimulante do sistema nervoso – o que prejudica o sono. Os carboidratos estão presentes em pães, arroz, farinhas.

Bebidas estimulantes

Cuidado com algumas bebidas, elas podem ter substâncias estimulantes, como o chá mate, preto e verde, eles contém cafeína. Evite ingeri-los antes de dormir, de preferência consuma-os de 4 às 6h antes de dormir.

Estômago cheio

Dormir logo depois de se alimentar pode atrapalhar o sono, pois a digestão do alimento acontece durante a noite, fazendo com que o corpo trabalhe e o corpo não descanse. A recomendação é se alimentar de 3 a 4h antes de dormir.

Receita

Abaixo está uma receita para você dormir com os anjinhos…

Vitamina de banana

Ingredientes:
1 banana-nanica madura
3 cubos de gelo
1 colher (sopa) de aveia ou amaranto
¾ de xícara (chá) de leite gelado
1 colher (sopa) de mel
1 pitada de canela em pó

Preparo: No liquidificador, bata os ingredientes até obter uma mistura cremosa.

Rendimento: 1 copo.

email