27/07/2011 | Por Colaboração | Saúde | ,

Cuidar da aparência é, sim, uma questão de saúde. Quando se trata de saúde dos cabelos e pele, não basta apenas usar bons produtos, aparar as pontas, usar protetor solar, hidratantes e fazer tratamento no salão. A alimentação é uma grande aliada.

Um prato de comida regado com os alimentos certos também contribui. E para que todo esse tratamento seja eficiente é preciso ingerir nutrientes responsáveis pelo brilho dos fios e a textura da pele.

Conheça as substâncias e saiba em que alimentos encontrar os aliados!

Licopeno: Carotenóide responsável pela fotoproteção auxiliando na diminuição do envelhecimento da pele. Pode ser encontrado no tomate, melancia, beterraba e pimentão vermelho.

Magnésio: É essencial na formação de proteínas como a queratina, que constitui os fios e pele. A deficiência dificulta a absorção de água pela célula e prejudica a hidratação de ambos. Está presente em frutos do mar, abacate, melão, abacaxi, carambola e nozes.

Cálcio: A falta dele causa cabelos finos e quebradiços. Devem fazer parte da dieta leite e derivados, tofu, salmão e sardinha.

Sódio: Ajuda no controle de água de dentro dos fios, dando brilho. Presente em frutos do mar, tomate, aipo e tofu.

Flavonóides: Antioxidante que auxilia na eliminação das toxinas, sendo assim melhorando a circulação e contribuindo para que mais nutrientes cheguem às células. Com isso melhora o aspecto da pele e dos cabelos. Os alimentos fontes dessa substância são: maçã, cacau, uva, laranja e tangerina.

Potássio: Mantém a flexibilidade e a hidratação do cabelo. É encontrado em carnes magras, banana, pepino, uva, amêndoa, e sementes de girassol.

Zinco: Dá força aos fios. Presente em carnes, cogumelos, ovo, ostra e germe de trigo.

Q10: Coenzima com alto poder antioxidante que retarda o envelhecimento e suaviza as rugas. Presente na sardinha, espinafre, brócolis, feijão azuki, pistache.

Ácido pantotênico: Substância que modula o brilho da pele sem aumentar a oleosidade. Também é ótimo no tratamento da acne. Ele regula a utilização dos ácidos graxos pelo organismo e a atividade das glândulas sebáceas. Encontrado no abacate, cereais integrais e gérmen de trigo.

É por isso tudo que um cardápio saudável produz benefícios muito além dos meramente estéticos. Cuide-se!

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