Ontem, domingo (dia 3), eu saí na matéria principal do caderno TodaGente, do jornal TodoDia – que circula nas regiões de Americana e Campinas (SP). Na matéria, eu conto como eu comecei com blogs e falo sobre o Mulherando.

Confira abaixo a matéria, retirada do site do jornal, na íntegra. A matéria é de Renato Pereira.


COMPORTAMENTO

Minha moda na rede

Com a Internet vem o boom dos blogs de moda e pessoas da região embarcam com tudo na ideia.

Vogue e Elle que se cuidem. As principais publicações de moda do mundo agora têm competição acirrada. E bota competição nisso. Com a Internet ganhando cada vez mais as casas e os bolsos das pessoas, e pelo fato da moda estar para as mulheres assim como o futebol está para os homens, a rede vive atualmente o boom dos sites e blogs voltados para o mundo fashion.

Make ups e looks deixaram de ser assuntos só das semanas de moda ou de páginas especializadas. Qualquer pessoas que esteja por dentro das tendências e acredita que pode colaborar para deixar o mundo um pouco mais estético, e o melhor, sem gastar rios de dinheiro com peças Gucci, Versace ou Channel, tem apostado no segmento.

Esse é o caso das jornalistas campineiras Tatiany Maccaldo e Cristiane Billis. Desde outubro do ano passado as duas alimentam o blog “Fashion Campinas”. “A moda é uma paixão paralela que nós temos desde antes de nos conhecermos. Ficávamos horas em bancas lendo revistas especializadas. Muita gente vinha pedir dicas pra gente. Foi quando pensamos em compartilhar o que sabíamos com os outros”, comenta Tatiany, 32.

ALÉM DAS FRONTEIRAS

Mesmo sem ser expert em programação, o blog foi lançado ao ar e já nos primeiros meses contabilizou visitantes de outros países. Hoje, as jornalistas são lidas por internautas de mais de 20 países. “Não esperava essa repercussão. Acho que o fato de não ter muitos blogueiros na região acabou colaborando. Dessa forma as pessoas se identificam mais. Frequentamos o mesmo lugar que elas, sabemos qual o clima da cidade”, diz Cristiane, 36.

Todos os dias um novo post pode ser lido por quem acompanha o Fashion Campinas. As meninas se revezam nas publicações e fazem questão de abordar a moda de uma forma bem democrática. “Não queremos incentivar a futilidade. Só queremos mostrar que há como se vestir de uma forma legal sem gastar muito e fazer com que as pessoas descubram o próprio estilo”, afirma Tatiany.

A divulgação do blog, que já conta com algumas parcerias tamanho o sucesso, é feita basicamente pelo boca a boca virtual. As jornalistas o promovem em redes sociais, como Facebook e Twitter e, claro, quem gosta do que lê acaba passando o endereço para frente.

Sobre o papel de cada uma na alimentação do blog, Tatiany explica que não há uma regra, e quem tiver uma ideia boa vai e posta sem amarras. “Não há essa divisão de funções. Se a Cris ou eu vemos alguma coisa interessante na noite, por exemplo, vamos lá e postamos. É muito mais uma coisa de observação”, diz. A página conta ainda com seções semanais, com uma que dá dicas de como se vestir no escritório (“Arrasando no escritório”) ou post só para homens. “Vamos muito pelo o que está bombando, sem uma pauta definida. Discutimos as tendências.”

De tudo um pouco

Todas entendem um pouco de tudo. Na opinião de Cristiane, por serem jornalistas e terem que saber sobre assuntos diferentes, isso facilita um pouco o hobby/trabalho delas, mas existem preferências. “Eu, por exemplo, não gosto de escrever muito sobre maquiagem. Moda masculina era uma coisa que nunca pensei que escreveria, mas fiz uma vez e tive um retorno legal”, comenta.

MULHERANDO

É também como hobby que a jornalista Viviam Alcalde dos Santos, 24, criou o “Mulherando”, voltado para maquiagem, moda, culinária e saúde. Ela, que desde a adolescência mantinha um blog pessoal, deu uma guinada na produção de textos que lançava na rede e em 2007 resolveu postar tópicos de beleza. “Eu percebi que as meninas que tinham blogs pessoais estavam escrevendo sobre moda e maquiagem, foi quando resolvi também mudar”, diz.

A história não é muito diferente das blogueiras de Campinas. Viviam sempre se interessou pelo assunto e era daquelas meninas de assistir a passo-a-passo de maquiagem pelo YouTube e ler publicações segmentadas, o que colaborou na criação dos textos da página. “Sempre foi um hobby, aí veio a ideia de criar o Mulherando”. O blog passou por uma reforma visual recentemente, para deixá-lo com uma cara mais adulta. O sucesso da página rendeu ainda à Viviam uma parceria com o site “Bolsa de Mulher”.

Desde o lançamento do blog na rede – e pelo sucesso que ele conquistou – Viviam possui a ajuda de duas colunistas, uma que fala sobre nutrição e outra que dá dicas de gastronomia. “Sempre me preocupei em levar uma informação correta para quem lê e nada melhor que uma nutricionista para falar de nutrição e alguém que realmente entende de culinária para falar sobre gastronomia”, comenta.

Para aumentar o número de leitores, até promoções são elaboradas pela jornalista. A próxima delas vai sortear um estojo de maquiagem completo. “Já temos 70 participantes para o próximo sorteio”, diz.

Popularizando a moda

A estilista Justine Armani, professora do curso de Técnicas de Estilismo e Coordenação de Moda do Senac Campinas, vê com bons olhos a popularização de sites e blogs sobre as tendências do setor. “Os blogs de moda estão bombando. Depois da globalização e da popularização da internet as pessoas perceberam a importância de se comunicar. E tem muita gente talentosa nesse meio”, comenta.

A estilista acredita que a moda anda mais individualizada e com isso o respeito de se vestir do outro, o que, por sua vez, acaba incentivando que as pessoas mostrem isso. Justine comenta que os próprios alunos do curso de Moda possuem blogs do gênero e vê isso de forma positiva, já que podem mostrar um pouco do que sabem para um número maior de pessoas.

A estilista apenas alerta que, pela facilidade oferecida pela rede, pessoas que não entendem tanto assim do assunto também conseguem espaço. “Tem gente que fala demais. O importante é prestar atenção”.

Na opinião da jornalista Cristiane Billis, uma das idealizadoras do Fashion Campinas, a facilidade em se ter boas fontes atualmente ajuda a prever as tendências do setor. “Hoje todo mundo tem acesso muito fácil a boas publicações, como a ‘Vogue’ francesa e outras europeias. Não tem muito como errar, as tendências acabam seguindo mais ou menos o que é feito por lá”, diz.

Tome nota

Fashion Campinas*

fashioncampinas.blogspot.com

Mulherando*

mulherando.com.br


Só corrigindo algumas informações: meu nome é Viviam Mara (pularam o Mara) e o blog começou em 2010, apesar de eu ter tido blog pessoal a partir de 2002, mais ou menos. E agora, temos três colunistas, contando com a Ana Cláudia! 🙂

email
  • Oi Vivi!
    Parabéns pela matéria, adoro seu blog!
    Um beijo!

  • Pingback: Viviam Alcalde()

  • Oi parabéns pelo Blog …
    Descobri ele através desta matéria, eu fui a modelo da capa rssss …
    Muito bacana adorei seu Blog …

    Bjosss

  • V_parazzi

    Ai que legal!! Parabéns pela matéria! Bjusss

  • Obrigada Van! :*