Tento reunir neste post todas as informações necessárias pra você descobrir o formato de seus olhos e darei dicas de como maquiá-los. Utilizo informações próprias, de fontes profissionais e de informações da internet – aquelas que fazem sentido.

Quando você olha para uma pessoa, a olha nos olhos, certo? Os olhos são o primeiro foco de atenção no rosto, pois eles dizem muito. Mesmo sem contar o olhar – se você está ou não cansada, se você esteve triste, etc. Os nossos olhos, portanto, além de servir pra visão, são uma forma de nos comunicar; passar sentimentos. Ou seja, se você quer conquistar alguém ou simplesmente ficar bonita, deixe os seus olhos bonitos. É para isso que a maquiagem está aí! Porque ela ajuda muito.

Para que a maquiagem te ajude a ficar mais bonita, é preciso que você se conheça. Afinal, ela te auxiliará assim que você souber como utilizá-la a seu favor. Para a maquiagem dos olhos, é essencial o conhecimento de si mesma. Você deve conhecer o formato dos seus olhos para saber qual formato e efeitos poderá fazer com a maquiagem, para chegar a um equilíbro no visual. O que a gente busca na maquiagem – não só dos olhos – é, primeiramente, o equilíbrio. Depois, você pode ousar com cores que fiquem bem em você, mas coloque o equilíbrio em primeiro lugar, sempre.

Descubra

Distância entre os olhos

Primeiramente, analise a distância entre os seus olhos. Considere a partir do canto interno de cada um deles.
Se a distância…
– É igual a medida de um olho seu, é porque eles são equilibradamente separados;
– É menor que um olho seu, eles são próximos;
– É bem maior que um olho, são espaçados.

Para dar um exemplo, coloquei uma foto minha no Photoshop e demonstro a distância entre os meus olhos. Deu um olho e um pouquinho nesta distância. Ou seja, vou considerar que eles são espaçados, quase que equilibradamente. Então, posso utilizar sombra média ou levemente escura até o fim do côncavo no canto interno, levemente, para dar a impressão que são um pouco mais juntos.

Formato

Agora, repare no formato deles. Se são grandes, médios ou pequenos; o espaço na pálpebra; a distância do côncavo até a sobrancelha; a profundidade do olho em relação ao rosto; e o formato. Todos esses fatores, quando estão fora da proporção de seu rosto, podem ser melhorados com a maquiagem. O formato é o principal elemento a ser trabalhado. Se os olhos são caídos nos cantos externos, é um jeito de maquiar. Se são orientais, é outro. E assim por diante…

Para analisar o formato, comece pela pálpebra, quando seus olhos estão abertos. Olhe seus olhos em frente a um espelho, em direção reta. Repare se vê ou não sua pálpebra, desta forma.
– Se ver um pedaço de sua pálpebra nos cantos externos dos olhos, você provavelmente tem olhos profundos e pálpebras arredondadas;
– Se notar que há pálpebra aparecendo uniformemente ao longo dos olhos, você deve ter olhos padrão;
– Se a pálpebra é notada apenas no canto interno, seus olhos podem ser profundos também, mas com o canto externo mais caído – pálpebras mais angulares. Este formato é muito visto em pessoas acima de 40 anos, devido a idade, quando o canto externo da pele abaixo da sobrancelha cai sobre os olhos.

Nota-se as pálpebras porque devemos definir se elas podem ser trabalhadas com cores. Se não são vistas, é melhor traçar as cores além do côncavo. Se ainda são vistas com os olhos abertos, pode haver sombra apenas nelas, com o côncavo demarcado.

Depois, note o formato como um todo, não só a pálpebra. Se são caídos em algum dos cantos, ou levantados, retos, redondos, etc. Nessa etapa você saberá como equilibrar seus traços, com as sombras médias e escuras.

Mais uma vez o exemplo utilizando o meu formato de olhos. Olhando diretamente, pode ser visto na imagem que minhas pálpebras aparecem por inteiro, apesar de ter um leve ângulo no canto interno (se eu puxar minha mãe, minha pálpebra ficará ainda mais angular com a idade mais avançada).

Quanto ao formato em si, eles são quase que retos – mas a parte externa é levemente levantada. Quando olho para baixo, eles são mais arredondados (como pode ser notado na foto acima). Outro fator a ser notado em seu olho é se abaixo da íris (a parte colorida do olho) ainda aparece o branco do olho. Caso apareça, pode pose usar o lápis preto na parte interna, inferior, dos olhos, pois eles já são grandes por natureza. O meu caso é esse, por isso quase sempre uso lápis preto nesta área.

Posso interpretar que o formato de sombra que fica legal pra mim é aquela que posso puxar a sombra mais escura para acima do côncavo no canto externo do olho, até igualar com o canto interno.

Utilizei mais uma vez o Photoshop para demonstrar as linhas imaginárias que podemos traçar, de modo que acompanhe as extremidades do formato.

As linhas amarelas são os traços que formam as características do olho. A primeira linha (na vertical) da esquerda pra direita, marca a lateral do nariz. Agora, note a linha amarela traçada a partir do pico da sobrancelha – ela pode servir de ponto de partida da cor mais escura no canto externo do olho. Mas sempre esfume mais pra dentro;
A linha pink é até onde se deve ir com as sombras – ao fim da sobrancelha;
As linhas esverdeadas contornam o côncavo – onde você pode passar sombras mais escuras que as da pálpebra. Acima do côncavo, você pode iluminar com uma sombra mais clara que a sua pele;
Note que a linha que fiz no côncavo já forma, no canto externo, a área que posso maquiar com uma sobra mais escura (denotada pela cor esverdeada).

Olho esfumado é o que mais está em alta, sempre. Então esfume sempre, para nada ficar marcado e ficar um visual mais natural e sofisticado.

Lembre-se: nunca ultrapasse a linha imaginária que termina ao fim de sua sobrancelha. Caso isso ocorra, fica um visual carregado e assim, nada natural. Foge do equilíbrio que buscamos.

Se você tem dúvidas dos seus traços, pegue uma foto sua e faça o mesmo. Serve perfeitamente para você saber mais sobre o seu olho e como maquiá-lo.

Lembro que é uma técnica que eu inventei com base em dados, e deu certo com o que os profissionais dizem, então deve servir para a maioria dos formatos de olhos.

Maquie

Acima já expliquei mais ou menos como você pode maquiar seus olhos, a partir dos traços imaginários. Mas abaixo vão outras técnicas, conhecidas, para determinados tipos de olhos.

Começo explicando o princípio básico das sombras: as mais claras que sua pele, servem para iluminar, as médias para uniformizar e as escuras para dar impressão de profundidade. Basicamente. Trabalhar com as cores escuras é mais difícil, por isso requer treino. Se você quer ter olhos maiores, por exemplo, pode utilizar a cor escura no canto externo dos olhos, fazendo o formato desejado.

Uma das técnicas

Na internet roda muito esta imagem (infelizmente não sei o autor ou o livro da imagem), em inglês, explicando como maquiar cada tipo de olho. Como foi a técnica que mais concordei, readaptei as imagens com o que tal artista propôs – escrevo abaixo a tradução dos textos.

Olhos pequenos


– Para dar a impressão de olhos abertos, use um tom médio (opaco ou cintilante) em toda a pálpebra;
– Aplique um tom mais escuro no côncavo;
– Finalize com um tom claro abaixo da sobrancelha para adicionar o efeito de mais proeminência.

Exemplo no meio artístico desse tipo de olho:


Renee Zellweger

Olhos “amêndoas”


– Para adicionar profundidade, use um tom claro de sombra na pálpebra e extenda a cor para o canto externo, até aplicar em todo o olho;
– Aplique um tom mais escuro que o primeiro no canto externo do olho;
– Esfume abaixo da sobrancelha um tom mais claro que sua pele.

Exemplo no meio artístico desse tipo de olho:


Kristen Stewart

Olhos asiáticos


– Para dar a impressão de pálpebras maiores, aplique um tom claro abaixo da sobrancelha;
– Na metade da pálpebra, do lado interno, utilize um tom claro e brilhante;
– Na metade do lado externo, utilize uma sombra mais escura.

Exemplo no meio artístico desse tipo de olho:


Lucy Liu

Olhos proeminentes


– Para diminuir o excesso de seu olhar, aplique uma sombra escura e opaca (matte) em sua pálpebra;
– Extenda a mesma cor também em todo o côncavo;
– Use uma cor em tom pastel, clara, abaixo da sobrancelha, para iluminar e levantar o olhar.

Exemplo no meio artístico desse tipo de olho:


Uma Thurman

Olhos redondos


– Para alongar o olho, use um tom sutil da pálpebra até além do côncavo;
– Aplique a mesma sombra no canto externo do olho e abaixo da linha dos cílios inferiores;
– Esfume a cor até o centro dos olhos.

Exemplo no meio artístico desse tipo de olho:


Ashley Olsen

Olhos profundos


– Para destacar os olhos e dar a impressão de menos profundidade, utilize uma sombra clara ou brilhante em toda a pálpebra;
– Espalhe um tom claro e cintilante abaixo de sua sobrancelha, como iluminador;
– Finalize aplicando um tom de médio a escuro no côncavo.

Exemplo no meio artístico desse tipo de olho:


Angelina Jolie

Olhos “caídos”


– Para minimizar a pálpebra caída, faça um traço fino com delineador na linha dos cílios e em seguida aplique uma cor brilhante em toda a pálpebra;
– Aplique um tom mais escuro no côncavo para contornar os olhos;
– Finalize com uma cor pastel abaixo das sobrancelhas.

Exemplo no meio artístico desse tipo de olho:


Madonna

Lembre-se também:
– Se você tem olhos afastados, procure utilizar sombra de tom médio para o escuro no côncavo, até a parte interna dos olhos e esfume para cima.
– Se seus olhos são próximos, utilize um tom claro no canto interno de seus olhos e evite usar cores escuras nessa proximidade.
– Se você tem uma distância normal, pode utilizar tanto a sombra escura quanto a clara no canto interno.

Considerando todos esses fatores citados e as dicas dadas, agora você julga o que é melhor para você salientar a sua beleza. Teste as técnicas, abuse do seu acervo de maquiagem, e veja qual é o melhor resultado.

Espero que eu tenha ajudado! 😉

Em breve trago mais posts teóricos como este…

email
  • Thaís Coelho

    Nossa, nunca vi um post tão interessante sobre olhos! Agora eu vou poder descobrir finalmente qual o formato dos meus e qual maquiagem usar! Muito obrigada!

  • yve

    adorei o post vivi, parabéns!!

  • angelita maria

    meus olhos sao caidos

  • Josiane

    Adorei !foi o post mais completo que já vi!Parabéns! 

  • Shenya Ramos

    Adorei o post Vivi, mas teria como eu enviar uma foto minha para você confirmar se eu estou certa ou não? Acho que meu olhos são próximos, profundos e acredito que pequeno. Há alguma forma de você receber esta foto?

  • Carmen Silvia

    Olá Vivian, parabéns pelo post. Completo mesmo. Agora vamos olhar mais para nosso olhar… Valeu.